25º Fórum da Indústria Têxtil


A NITextile participou no 25º Fórum da Indústria Têxtil, organizado pela ATP, e que este ano abordou o tema “Está a Indústria da Moda a Encolher? Caminhos para Garantir Valor e Futuro”.

O inicio do fórum foi marcado pela divulgação de indicadores económicos que demonstram o estado atual da ITV em Portugal e no mundo. Com exposições de Ana Paula Dinis e de Fernando Alexandre, ficou claro que apesar da indústria enfrentar enormes desafios macroeconómicos e se encontrar exposta a externalidades que podem minar os esforços das empresas, a ITV Portuguesa tem margem para crescer e para se impor como uma referência Europeia e Mundial. Contudo, evidenciou-se que existe uma falta de investimento por parte das empresas em Investigação e Desenvolvimento, principalmente por parte das médias empresas, que representam grande parte do tecido empresarial português. A criação de novos modelos de negócios, de produtos e de processos, apesar de não terem um retorno imediato, podem levar as empresas a reinventarem-se e a atingir novos públicos-alvo. O aumento dos salários e a atração de novos talentos para a indústria pode também ser um fator decisivo para garantir o futuro de uma indústria que tem sabido reinventar-se crise após crise.

No debate “Transição Climática, Sustentabilidade e Circularidade”, que contou com a moderação de Miguel Pedrosa Rodrigues e com as participações de Patrícia Ferreira, António Braz Costa e João Almeida, foram discutidos os principais temas ligados à sustentabilidade e aos desafios que indústria que a ITV vai enfrentar nos próximos 5 anos, como as legislações Europeias, a necessidade de se repensar os métodos de fabrico e a criação de novas formas de valorizar os resíduos têxteis, através da idealização e construção de infraestruturas, que, de momento, são ainda inexistentes ou escassas. Ficou sublinhada a necessidade de serem criados clusters nacionais para serem enfrentados estes novos desafios que vão trazer novas oportunidades de negócio para Portugal. O Passaporte Digital do Produto, bem como a necessidade de se medirem os impactos da produção e quantificá-los de modo que o consumidor possa fazer escolhas conscientes teve igualmente destaque.

Sob o tema da “Transição Digital”, moderado por Mariana D’Orey e com um painel composto por Rodrigo Siza Vieira, Rui Oliveira e Tércio Pinto, confirmou-se que o Digital veio para ficar e que as empresas têm de abordar as novas tecnologias para construírem cadeias de abastecimento mais resilientes, transparentes e eficientes. A tokenização, a instalação de sensores, a monitorização em tempo real e o abandono dos documentos em papel em prol de uma maior integração foram alguns dos tópicos que foram levantados. Ficou também claro que a inclusão digital é um ponto fulcral para o sucesso da estratégia das empresas, pois é no shop floor e com os colaboradores mais experientes nos processos que as empresas podem tirar todo o potencial desta digitalização.

Eloi Gonçalves, luxury advisor, desvendou as principais áreas de intervenção nas quais o mercado do luxo se encontra a trabalhar, evidenciando que a sustentabilidade é um foco central das grandes marcas.

No final, o presidente da ATP, Mário Jorge Machado, encorajou as empresas a continuarem o percurso de sucesso da ITV Portuguesa, apesar das dificuldades que a conjuntura atual provoca. Foi também evidenciado que o Governo tem de apoiar mais o tecido empresarial da ITV e criar as condições para que as empresas possam crescer e não serem penalizadas por tal.

O Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, encerrou o fórum com uma mensagem de apoio aos empresários e divulgou quais os apoios em curso para minimizar os impactos aos quais a ITV se encontra atualmente sujeita para garantir a sua competitividade.

A NITextile identifica-se plenamente com os presentes desafios da ITV e queremos ajudar as empresas a desenvolverem o seu potencial na criação de novas metodologias, produtos ou processos. 

Contacte-nos e juntos podemos transformar o futuro.

https://atp.pt/pt-pt/eventos/xxv-forum-da-industria-textil/