
Inteligência artificial (IA) nos negócios – Semana da Economia
A NITextile participou na conferência “Inteligência artificial nos negócios”, que decorreu na passada sexta-feira, dia 24 de maio, no pequeno Auditório do Fórum Braga, promovido pela Associação Empresarial de Braga (AEB) e InCentea, com o apoio do Centro Algoritmi e da InvestBraga, integrada na 7ª Semana da Economia.
A sessão de abertura foi conduzida pelo Daniel Vilaça, Presidente da Direção da AEB, que deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância da IA para a competitividade das empresas, para o seu crescimento e aumento da sua produtividade, mas traz também inúmeros desafios. Onde reforçou que estamos na era de profunda transformação digital, onde a Inteligência Artificial destaca-se como uma das tecnologias mais disruptivas e com maior potencial de impactar o mundo dos negócios.

A conferencia contou também com pró-reitor Nuno Gonçalves, da Universidade do Minho, onde demonstrou a preocupação e trabalho formativo da academia para a temática das áreas digitais para as competências do Futuro.
O evento contou com apresentações de especialistas e líderes de diferentes áreas, abordando diversos aspetos da IA. Paulo Novais, Coordenador do LASI – Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes, iniciou as palestras com um panorama sobre o estado da arte da inteligência artificial, destacando as últimas tendências e avanços na área, como uma forma de expansão das capacidades humanas para a tomada de decisões de denominada pela GenAI.

José Machado, Diretor do Centro Algoritmi, explorou a investigação aplicada da IA na indústria, mostrou como a investigação académica está a ser traduzida em soluções práticas e inovadoras. João Lopes, representante da Microsoft, apresentou o tema “Copilot – O Futuro do Trabalho Inteligente”, que analisa o papel da IA na remodelação do ambiente de trabalho e na potencialização da produtividade.

Pedro Freitas, Professor Auxiliar na Faculdade de Direito da UCP, discutiu os riscos associados à IA, abordando as implicações legais e éticas do uso dessa tecnologia. Teresa Martins, CEO da Neadvance, compartilhou um testemunho prático sobre a aplicação da IA na indústria, detalhando a experiência bem-sucedida da sua empresa.
O evento culminou com um debate moderado por Carlos Vaz, Vice-presidente da AEB e Administrador da InCentea, onde os participantes puderam discutir e refletir sobre os desafios e oportunidades trazidos pela IA.
O encerramento ficou a cargo de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, que reforçou a importância da IA para o futuro das empresas e da economia local. A conferência “Inteligência Artificial nos Negócios” consolidou-se como um marco importante para a comunidade empresarial de Braga, promovendo o conhecimento e a troca de experiências sobre uma das mais promissoras tecnologias da atualidade